Páginas

sábado, 6 de março de 2010

Candidatos buscam palestras, estágio e bolsas de estudo em feira de concursos

1ª Feira da Carreira Pública começou nesta sexta e vai até domingo em SP.
Participantes buscam informações sobre o setor e orientações de estudos
.

Cleonice Andrade, de 30 anos, ficou desempregada esta semana e decidiu procurar orientação para entrar no setor público na 1ª Feira da Carreira Pública, que começou nesta sexta-feira (5) e vai até domingo (7), Palácio das Convenções do Anhembi, em São Paulo. Saiu de lá não só com informações sobre o setor de concursos públicos, mas também com uma bolsa de estudos integral de cinco meses da Central de Concursos. Seu objetivo é entrar ou na Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil. “Sempre quis trabalhar em banco. Vou correr atrás para conseguir a vaga”, diz.


Como Cleonice, quem participa da Feira da Carreira Pública tem o mesmo objetivo: buscar informações para entrar no disputado mundo dos concurseiros, que depositam todas as fichas para ingressar no setor público. De acordo com os cursos preparatórios, o público da feira é bastante variado – de candidatos experientes em concursos aos que pretendem entrar agora na maratona de estudos e ganhar a tão sonhada estabilidade. E nesse mundo cada vez mais disputado e profissionalizado, os interessados são de idades variadas e de todos os níveis de escolaridade.

A universitária Sandra Regina da Silva Rocha, de 34 anos, já fez vários concursos, passou, mas não foi chamada. Ela estava na feira em busca de orientação nas palestras de raciocínio lógico e técnicas de memorização e para se cadastrar para fazer estágio. “Eu tenho que achar um caminho para estudar e passar porque pode ser que eu esteja estudando errado”, diz.


Luís Kenn Watanabe, 45 anos, foi à feira para colher informações sobre os cursos preparatórios disponíveis em São Paulo e os métodos utilizados pelas escolas para preparar os alunos. Sua meta é entrar na área fiscal. Ele já prestou sete concursos, incluindo a Receita Federal, mas não conseguiu passar ainda. “Faltou mais dedicação, acho que no cursinho vou pegar mais o ritmo e mergulhar nos estudos”, diz.

Ampliar FotoFoto: Marta Cavallini/G1

Feira reuniu estandes de órgãos públicos, cursinhos e editoras (Foto: Marta Cavallini/G1)

Nos estandes das editoras e cursos preparatórios os candidatos encontram livros e apostilas para todas as disciplinas que são cobradas nas provas dos concursos, incluindo títulos direcionados para as bancas examinadoras. Os candidatos puderam comprar exemplares com desconto. Foi o caso de José Hernandes, de 21 anos, que aproveitou para comprar livros de direito. Ele está tentando uma vaga na área de tribunais e também policial, cujas provas cobram várias áreas do direito.


O sorteio de bolsas de estudo também atraiu os candidatos. Além disso, os cursos preparatórios distribuíram brindes como canetas e bolinhas antiestresse. Um deles colocou uma cesta para os participantes arremessarem uma bola de basquete. Independentemente de acertarem o alvo, eles ganhavam raspadinhas que continham desde brindes a descontos nos cursos.


As palestras que ocorrem em quatro auditórios – cerca de 200 vagas em cada - também foram muito concorridas, em especial as de língua portuguesa, de estágio e de técnicas de estudo e carreira no funcionalismo público.


Os estandes do Banco Central, Marinha, Defensoria Pública da União, Associação dos Delegados de São Paulo e Centro de Integração Empresa-Escola (Ciee) também foram bastante procurados. No caso do Banco Central, os participantes buscam informações sobre abertura de novos concursos e a convocação dos aprovados no último certame para 500 vagas de nível médio e superior, cuja prova foi em janeiro deste ano.

Ampliar FotoFoto: Marta Cavallini/G1

Procura pelas palestras foi grande (Foto: Marta Cavallini/G1)

No estande do Ciee os estudantes aproveitaram para se cadastrar ou atualizar o cadastro para poder concorrer a processos seletivos para vagas de estágio na Prefeitura de São Paulo. De acordo com o Ciee, há vagas para todos os cursos – uma média de 550 oportunidades são abertas por mês. Neste momento há em torno de 1 mil vagas abertas e 4 mil estudantes estão estagiando na Prefeitura de São Paulo. Os estudantes passam por prova de português, conhecimentos gerais e redação e depois por entrevistas com os gestores da administração municipal.

Os organizadores da feira esperam mais de 60 mil participantes. As inscrições podem ser feitas no local ou por meio do site da feira, que tem toda a programação. Para facilitar o ingresso na feira, os visitantes poderão preencher o formulário disponível no site, imprimi-lo e apresentá-lo na entrada.

A inscrição para as palestras deve ser feita no local do evento. Serão distribuídas senhas diárias para as palestras, que serão entregues em quiosques junto aos estandes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário