Páginas

quinta-feira, 18 de março de 2010

DÚVIDA do CANDIDATO: COMO MANTER A CRENÇA NA APROVAÇÃO?

Prezado Prof Neiva,

Primeiramente agradeço por tudo que vem fazendo por pessoas como eu, que vivem esta luta pela aprovação no concurso, em busca do tão desejado cargo público.

Sou usuário do Tuctor e minha rotina de candidato mudou muito depois que li seu livro, assisti o DVD da palestra e passei a utilizar o sistema. Minha preparação antes disto era meio perdida e sem muito rumo.

Mas tenho colecionado algumas dificuldades e já tive algumas reprovações.

Além do desanimo que cada experiência desta me gera, algumas vezes fico meio descrente de que é possível passar. O que acha que posso fazer nestes momentos? Como fazer para me manter acreditando que um dia vou passar no concurso?

Fico aguardando a sua resposta.

Forte abraço,

José Roberto Silva

Caro José Roberto,

Não tenho dúvida de que a dificuldade colocada afeta inúmeros candidatos. E a considero totalmente natural ao processo de busca da aprovação. Basta ver o que dizem os hoje aprovados, na pauta do Blog que descreve o relato dos candidatos de êxito. Eu mesmo tive que enfrentar o referido obstáculo em diversos momentos. Em certas ocasiões, cheguei a achar que havia algum tipo de perseguição das bancas examinadoras de concursos em relação a mim.

Mas se por um lado a fragilidade da crença na aprovação consiste num elemento complicador, por outro, a convicção de é viável ser aprovado no concurso público almejado consiste numa condição fundamental para que o candidato se mantenha empenhado nos seus estudos. Diante destas premissas, meu caro, a questão que se coloca é a seguinte: como trabalhar a crença na aprovação?

Primeiramente, é preciso que você se convença da importância do referido elemento. Neste sentido, uma primeira idéia consiste na noção de que atualmente, no âmbito das ciências cognitivas, considera-se que os aspectos emocionais são determinantes para a eficácia e a eficiência da aprendizagem. Segundo algumas correntes do pensamento psicopedagógico, as emoções vêm antes da linguagem, ou seja, antes de transmitirmos nossos pensamentos, passamos por um processo emocional, para depois processarmos e categorizarmos as informações.

Independente dos fundamentos científicos que posso lhe invocar, basta você ler os relatos dos candidatos de êxito para confirmar empiricamente esta tese.

Além da importância da crença na aprovação para o processo de aprendizagem, considero fundamental que você se convença da relevância do referido aspecto com base nos seguintes fundamentos: (1) se não acreditamos na viabilidade da aprovação, dificilmente teremos disposição para a implementação do esforço ao longo da preparação; (2) a falta de crença na aprovação pode produzir reflexos inconscientes e levar o candidato a uma lógica de auto-sabotagem; (3) considerando as bases da física quântica, que conta com noções amplamente popularizadas, nosso pensamento é energia e pode influenciar na interação de partículas num nível atômico e subatômico.

Assim, a par de suas convicções pessoais, a crença na aprovação é fundamental ao longo do processo de preparação. E digo que tal afirmação conta com bases não apenas empíricas, mas também científicas.

Superada a presente premissa, como já havia mencionado, outra questão determinante que se coloca consiste na seguinte: como trabalhar a crença na aprovação, inclusive nos momentos de desânimo?

Tentando enfrentar a pergunta, inicio pontuando que não tenho dúvida de que além da leitura semanal dos posts com o Relato dos Candidatos de Êxito, é preciso compreender a crença na aprovação sob dois enfoques, um de natureza racional e outro de natureza mais emocional.

Do ponto de vista racional, é necessária a compreensão de três elementos fundamentais.

O primeiro consiste na noção de que, como qualquer outro ser humano, você dispõe de um cérebro, dotado de uma série de habilidades cognitivas, as quais lhe permite se apropriar e reter informações passíveis de solicitação no momento da prova.

O segundo elemento, conforme venho sustentado reiteradamente, consiste na estruturação de um adequado planejamento da preparação, que conte com viabilidade de execução. Em relação a este aspecto, vale lembrar que o SISTEMA TUCTOR pode lhe proporcionar – como acredito que já vem proporcionando, uma grande contribuição, pois, dentre suas funcionalidades, mostra uma estimativa de conclusão do plano de estudos, em termos de tempo e data.

O terceiro elemento a ser compreendido corresponde à idéia de que, conforme tem sido estatisticamente e matematicamente comprovado, as pessoas de destaque nos diversos campos da ação humana, ou seja, das ciências às artes, e inclusive passando pelo esporte, são aquelas que mais se dedicam e empreendem esforços para se tornarem melhores.

Diante da presente tese, a pergunta fundamental que se coloca é a seguinte: com base em fundamentos lógicos, científicos e racionais, o que lhe impede de passar no concurso pretendido? Não tenho dúvida em afirmar que, absolutamente, nada!

No entanto, além da mencionada compreensão, do ponto de vista emocional, também é importante que você construa uma imagem que lhe retrate o cenário da aprovação. Ou seja, que construa o “sonho em traços concretos”, com a maior riqueza possível de detalhes. Conforme sustento no meu livro sobre o tema (“Concursos Públicos e Exames Oficiais: Preparação Estratégica, Eficiente e Racional”, Ed. Atlas), bem como no DVD da palestra que trata do mesmo assunto, a referida construção mental pode envolver imagens como o contexto do recebimento da notícia da aprovação, o evento de posse ou de comemoração. Mas o fundamental mesmo é que construa a referida imagem e procure estar sempre promovendo o saudável exercício de resgatá-la mentalmente.

Dessa maneira, meu caro, desenvolvendo um adequado monitoramento das condições emocionais da preparação, principalmente se preocupando com a crença na aprovação, bem como mantendo a implementação estratégica, racional e eficiente do seu planejamento de estudos, você estará adotando atitudes fundamentais para a visualização real, concreta e efetiva do seu nome na lista de aprovados.

Bons estudos e sucesso na busca da aprovação!!!

ROGERIO NEIVA

* Pretendendo mandar sua dúvida, observadas as limitações e disponibilidade de tempo para resposta, terei grande satisfação de responder. Basta clicar neste link.

SAIBA COMO SE PREPARAR PARA CONCURSOS PÚBLICOS CLICANDO AQUI


Fonte: http://blog.tuctor.com/duvida-do-candidato/como-passar-concursos-publicos-exame-oab-80/

Nenhum comentário:

Postar um comentário