Páginas

terça-feira, 18 de maio de 2010

Mais energia, mais estudo!

Todos sabem que a dieta é fundamental no processo de melhora da cognição e da memorização. Por exemplo, seria muito mais difícil memorizarmos algo sem uma adequada ingestão de fósforo e outras substancias químicas que auxiliem no raciocínio e transporte elétrico no cérebro. Mas, não é só com a dieta que temos que nos ater. A maratona de concursos imprimi um ritmo forte de estudos e sobrecarrega várias funções orgânicas.

Para a medicina chinesa não é só o cérebro que é fisiologicamente utilizado no “overwork” do concursando. O Elemento terra, ou seja, o Baço e o pâncreas no nosso corpo é quem comanda o raciocínio e a memória. Nada mais correto, visto que é com o pâncreas que regula a glicemia (concentração de açúcar no sangue), e como já citada nesta coluna, a glicose é responsável pelo aporte de energia para o cérebro.

Uma sugestão seria “ajudar” o nosso elemento terra ficar mais forte. Para isso, temos que nos levantar da cadeira de estudos com certa periodicidade. Uma caminhada de 5 minutos a cada 50 minutos aliviaria muito a estagnação energética do órgão e faria circular energia pelo corpo. É importante reparar o nosso corpo. Ele avisa quando existe uma deficiência energética no elemento terra. Observe se você está se sentindo mais cansado quando acorda e fica muito ativo a partir das 22:00 horas. Caso isto esteja acontecendo inicie um esquema alimentar mais organizado e invista em algum tipo de atividade física que tonifique sua capacidade respiratória. Acho que assim você poderá harmonizar corpo e ter mais saúde para a maratona de questões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário