Páginas

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Professor lança ferramenta para aprovação em concurso público


Quantas horas de estudo são necessárias para a conquista do sonho de passar em um concurso público, conseguir uma vaga na universidade ou ser aprovado no exame da OAB? Estes são objetivos de muitos de brasileiros que buscam crescimento e estabilidade profissional. Porém, como planejar este estudo e se organizar para atingir o objetivo são barreiras que atrapalham muitos candidatos. Para auxiliá-los, o professor, juiz do Trabalho e especialista em preparação para concursos e exames Rogerio Neiva Pinheiro lança o Tuctor, ferramenta única inteiramente baseada na internet que ajuda no planejamento, racionalização e disciplina dos candidatos. Com o sistema, por exemplo, um candidato ao exame da OAB pode conseguir a total preparação com cerca de 200 horas de estudo, por exemplo. No ar para testes desde o início de 2009, a ferramenta entra em fase final e já conta com 6 mil usuários cadastrados, segundo dados de abril de 2010. O custo da ferramenta é de R$ 15 por bimestre.

A partir do conhecimento prático conquistado por Neiva, incluindo a experiência como professor de cursos preparatórios e o fato de ter sido aprovado em concursos importantes, como da Advocacia Geral da União (AGU) e do magistrado, o Tuctor compreende uma série de funcionalidades que levam em conta o tempo de estudo que o candidato possui semanalmente, a data da prova e a dificuldade para assimilar cada conteúdo.

“O sistema consiste em uma ferramenta de gerenciamento e estruturação de programas de estudo, além de atuar como motivador de sua execução. O usuário insere todas as variáveis para a preparação, tais como matérias, fontes de estudo, entre outros elementos. Então o sistema mostra o caminho a ser seguido e acompanha a sua evolução por meio de uma série de indicadores”, afirma Neiva. Caso o aluno não siga o planejamento estipulado pelo Tuctor, é informado o tempo a mais de estudo necessário para atingir o objetivo e o quanto será preciso estudar a mais semanalmente para compensar a falha. “Com esta informação, o candidato, por exemplo, saberá se o atraso fará com que ele estude ou não todo o conteúdo previsto até o dia da prova”.

Quando o planejamento está pronto, o Tuctor inicia a sua função pedagógica. Caso o estudante siga o cronograma, mantendo a meta de estudos, o site envia mensagens motivacionais, aumentando o estimulo do usuário. Caso o candidato esteja abaixo da meta, o Tuctor age de outra forma, enviando mensagens cobrando um maior empenho. “Este estímulo é importante. Criamos assim, literalmente, a figura de um tutor para a preparação”, enfatiza.

Para auxiliar na preparação, o Tuctor traz alguns programas de estudo já prontos, com matérias e bibliografia indicada para concursos e exames, como o da OAB. Entretanto, o sistema pode ser utilizado para qualquer tipo de prova, bastando ao usuário abastecer a sua conta com as matérias estabelecidas no edital aberto atualmente ou do anterior, isto no caso dos exames já esperando, mas que ainda não tiveram o edital publicado.

Na interação, o Tuctor está de acordo com as últimas tendências da web 2.0, trazendo perfis para cada um dos usuários e a possibilidade de troca de mensagens, tal qual uma rede social. Há também fóruns, nos quais candidatos de todo o Brasil podem trocar informações e dicas. Outra ferramenta de interação é o Blog do Professor Rogerio Neiva, que reúne dicas de concursos abertos, relatos de aprovados e dicas que vão desde estratégias para realização de provas a escolha do melhor local para estudo. Além das opiniões e dicas do próprio idealizador da ferramenta, o site também agrega colunas de outros professores, psicólogos, médicos e concurseiros já aprovados, que trazem ainda mais dicas e experiências para quem usa o Tuctor.

Por ser totalmente em web, o Tuctor não necessita de instalação, não há problemas de conflitos com diferentes configurações de computadores e sistemas operacionais, além de não ser necessário nenhum suporte na máquina do usuário. Outra facilidade é o fato de poder ser acessado de qualquer computador, seja de casa, do trabalho, do notebook ou de uma biblioteca pública, por exemplo. “Este formato também permite implantar novas funções constantemente, algo que estamos sempre fazendo”. Há também uma equipe permanente, que presta auxilio aos usuários nas 24 horas do dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário