Páginas

terça-feira, 27 de abril de 2010

Solidariedade concurseira

Solidariedade
s.f. Dependência mútua entre os homens.
Sentimento que leva os homens a se auxiliarem mutuamente.
Relação mútua entre coisas dependentes.
Compromisso pelo qual as pessoas se obrigam umas pelas outras.

Vivemos em uma época em que a palavrasolidariedade e suas possíveis definições passaram a ter grande importância. Depois de décadas de capitalismo desenfreado, competição, exploração e tudo o mais, a semente do “ajudar o próximo” ganhou força e germinou.

Hoje, solidariedade também pode ser traduzida como cidadania, responsabilidade ambiental, politcamente correto e por aí vai, mas, no fundo, a idéia é a mesma. Estamos todos no mesmo barco e, se não nos ajudarmos, estamos ferrados.

Como não poderia deixar de ser, a solidariedade se faz presente no meio concurseiro. Não são poucos os candidatos mais experientes que procuram ajudar e orientar outros concurseiros, seus irmão de luta, respondendo às suas dúvidas em fóruns, comunidades e blogs, orientando, oferecendo um “ombro amigo”.

Ainda há muitos concurseiros que acham que ser solidário para com outros concurseiros é “abrir a guarda para a concorrência”, é perda de tempo. Estão muito enganados. Uma vez que sempre que ajudamos, de uma forma ou de outra somos ajudados, até de formas que nem imaginamos. Não é à toa que vários que já pensaram em não colaborar mudaram de idéia e, hoje, pensam de forma completamente diferente.

Em 2007, criei meu blog, o Concurseiro Solitário (veja aqui), exatamente para ser solidário com outros que viviam o mesmo que eu: a falta de informação no começo dos estudos, as dúvidas, a necessidade de uma fonte constante de motivação. Hoje, o blog tem por volta de 13 mil acessos diário e uma dezena de colaboradores. E, garanto, a sensação de ajudar a outros concurseiros é muito boa.

Devemos ter em mente que, como servidores públicos, iremos fazer um trabalho solidário remunerado, afinal de contas, vamos ajudar milhares, milhões de brasileiros com nosso trabalho. Logo, ser solidário desde o momento dos estudos é se preparar para ser um servidor público melhor, mais atencioso, mais humano, mais interessado em fazer seu trabalho da melhor forma servindo aos cidadãos que pagam impostos.

Resumo da ópera – Ser um concurseiro solidário vale a pena, garanto!

Charles Dias é concurseiro e mantém o blog Concurseiro Solitário e escreve às terças-feiras no SOS Concurseiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário