Páginas

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Por onde começar?


"Por onde começar?", essa é uma questão muito comum na vida dos concurseiros e que nos ronda desde o momento em que decidimos estudar para concursos públicos.

Responder corretamente e da melhor forma essa questão é muito importante porque irá determinar o caminho a ser seguido e, não poucas vezes, as chances de sucesso que se terá. Começar algo mal começado é um bom atalho para o fracasso. Infelizmente, por outro lado, começar bem começado não é garantia de sucesso, apenas uma sugestão.

Esse tipo de questão exige muita meditação, não pode ser respondida de forma precipitada, incompleta ou superficial, ainda mais quando trata de concursos públicos, daí o bicho pega. Vejamos.

Quando a pergunta é feita por quem acabou de decidir estudar para concursos públicos

Realmente não é fácil situar-se em meio a uma miríade de concursos, áreas, matérias, opções de materais de concurso e tudo o mais. Quem começa a estudar para concursos públicos sente-se como um motorista do interior que chega na "capitar" e se vê diante de um daqueles viadutos cheios de entradas, saídas, retornos e desvios.

O melhor nesse caso é se informar com quem já está estudando para concursos públicos, seja através desse blog, de comunidades e fóruns concurseiros, conversando diretamente com outros concurseiros e professores. Claro, é preciso ter uma certa malícia para fazer uma filtragem mínima que seja nas informações, a fim de não se tomar por verdades coisas absurdas.

Além da informação prévia, o melhor é começar com calma, afinal de contas, estudar sério para concursos públicos é uma maratona, uma corrida de longa duração e não uma corrida de explosão, um 100 metros rasos. Ir com sede ao pote resultará apenas em coisas mal feitas e dores de cabeça, além da necessidade de uma boa dose de retrabalho.

Quando a pergunta é feita por quem vai estudar para determinado concurso público

Seja iniciante ou veterano, não há concurseiro que se pergunte "por onde começar?" quando decide encarar determinado concurso público. Nesse caso a informação também é a arma mais poderosa de que pode dispor, só que diferente da situação anterior, aqui ela deve ser colhida de três fontes.

A primeira fonte é, claro, o edial. Estudar com calma e cuidado o edital é fundamental na vida de qualquer concurseiro sério, afinal de contas, essa é a lei que regerá o concurso público. Deve-se estudar o edital todo não só para se saber o que se pode e não se pode fazer como concurseiro, mas também o que a banca pode ou não pode fazer.

A segunda fonte é a experiência acumulada do próprio concurseiro, que não pode ser desprezada de forma alguma.

A terceira fonte é também se informar com quem já está estudando para concursos públicos, seja através desse blog, de comunidades e fóruns concurseiros, conversando diretamente com outros concurseiros e professores. Assim como na situação anterior, aqui também é preciso ter uma certa malícia para fazer uma filtragem mínima que seja nas informações, a fim de não se tomar por verdades coisas absurdas.

Resumo da ópera - Como já diz o velho ditado chinês, "Toda grande caminhada começa com o primeiro passo", daí a importância de se perguntar por onde começar e, principalmente, responder a essa pergunta muito bem respondido.

Um comentário: