Páginas

sexta-feira, 14 de maio de 2010

UMA TRAJETÓRIA DE ÊXITO: Relato do Candidato que Conquistou a Aprovação!

Nome do Candidato de Êxito: DILERMANDO GOMES DE ALENCAR
Cargo: PROCURADOR FEDERAL

Meu nome é Dilermando Gomes de Alencar, tenho 29 anos e ocupo o cargo de Procurador Federal. Sou formado em Direito, tendo concluído minha graduação na UFMA. Nasci na cidade de Floriano-PI, mas cresci no Maranhão e me considero maranhense de coração. Atualmente estou lotado em Brasília.

Antes de passar no concurso da Procuradoria Geral Federal, havia sido aprovado para Defensor Público do Estado do Ceará, Analista Processual do Ministério Público da União, Defensor Público do Estado de Sergipe, Analista do Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região, Analista Judiciário do TJ-MA e Analista do TRF da 5ª da Região.

Tomei posse como Procurador Federal em outubro de 2006.
Comecei a me preparar para concursos em 2004. Montei um planejamento de estudos e estudava geralmente 6 horas por dia. Freqüentei dois cursos preparatórios e não tinha o hábito de estudar em bibliotecas. Também incorporei à minha preparação o estudo em grupo.

Quanto ao que faria diferente, teria dosado mais os estudos com o cuidado com a minha saúde e a preocupação com a vida pessoal.

Durante este processo de preparação passei por diversos momentos de desânimo e dificuldades. Dentre estas, as principais correspondiam às reprovações em fases finais de concursos. Reprovei no teste físico para delegado da PF, na prova oral do concurso de Promotor de Justiça do MP-PB e na terceira fase do concurso de Procurador do Trabalho e Promotor do MP-MA.

Para superar, procurava olhar pra frente e continuar a estudar. Trabalhava com a idéia de que a certeza de que um dia teria um lugar ao sol e que nada vem de graça, nem o pão nem a cachaça, como diria meu conterrâneo Zeca Baleiro. Em algumas ocasiões cheguei a pensar que não passaria, mas vinha depois a convicção que quem luta sempre alcança.

Soube da notícia da aprovação consultando a internet. Senti um alívio muito grande. Na ocasião não pude comemorar muito pois estava em Manaus. Mas depois organizei uma missa e uma festa.

Quanto aos conselhos aos candidatos, minha principal recomendação é a seguinte: estude, estude, estude. Sua hora chegará. Esteja próximo de pessoas otimistas. Procure professores e cursos direcionados. Direcione seu estudo. Não anule sua vida pessoal. Não maltrate seu corpo: descanse o necessário. Mantenha sanidade física e mental. E tenha certeza que estudando… um dia chega.

Nenhum comentário:

Postar um comentário